Itália

Itália com cerca de 59,8 milhões de habitantes localiza-se no centro-sul da Europa. É a 4ª economia da União Europeia e a 9ª a nível mundial, segundo dados do Banco Mundial relativos a 2014.


Depois da crise mundial, e depois das oscilações nos anos que se seguiram, em 2015, a economia italiana retomou o crescimento (+0,6%).


Quanto ao comércio internacional, apresenta-se na 10ª posição como exportador e na 11ª como importador mundial em 2015.


Em 2015, cerca de 57% das exportações de bens italianos destinaram-se à UE enquanto 43% dirigiram-se aos mercados extra-UE. Relativamente às importações italianas provenientes da UE, verificou-se um crescimento de 5,8% em 2015 (face ao ano anterior), enquanto as que tiveram origem nos mercados Extra-UE praticamente estagnaram (-0,1%).


Por um lado, temos países como Alemanha, França, EUA, Reino Unido e Espanha como os cinco principais mercados clientes de Itália que concentraram perto de 41% das vendas italianas ao exterior em 2015. Portugal foi o 30º cliente de Itália em 2015, de acordo com os dados do International Trade Centre (ITC).


Por outro lado, temos a Alemanha, França, China, Países Baixos e Espanha como os cinco principais fornecedores de Itália que concentraram cerca de 42% das compras italianas ao exterior em 2015. Portugal foi o 42º fornecedor de Itália e manteve uma quota de 0,4% do total das importações em 2015 (-2% face ao ano anterior).


Os bens intermédios e de equipamento dominam as exportações italianas. As indústrias italianas que mais se destacaram contrariando a crise económica dos últimos anos foram a engenharia mecânica, a farmacêutica e química, a robótica e a indústria alimentar, enquanto alguns setores tradicionais, como o têxtil, o mobiliário e o automóvel, registaram perdas importantes durante esse período.


Relativamente às importações, o petróleo é um dos primeiros produtos de importação. Para além destes, também as máquinas e equipamentos mecânicos e elétricos, os veículos automóveis e os produtos farmacêuticos encontram-se entre os principais produtos importados.

Informação País