França


A França é a 5ª maior economia mundial e a 2ª da União Europeia (UE). Com cerca de 66 milhões de habitantes, é considerado o segundo país mais populoso da UE (cerca de 13% do total). Tem uma economia diversificada e uma indústria que se encontra entre as mais avançadas do mundo em múltiplos setores.


Após os impactos decorrentes da crise financeira mundial, a França focou-se no crescimento da economia, aumento do emprego e do poder de compra, e ainda em recuperar a competitividade da economia.


França e Portugal relacionam-se não só por questões económicas mas sobretudo pelos laços de caráter histórico e cultural antigos, por partilharem o mesmo espaço europeu e também pela comunidade de origem portuguesa que vive no mercado francês e que constitui um fator de união e de diálogo permanentes.


A participação da França no comércio internacional é muito relevante, ocupando a 6ª posição como exportador e importador no ranking mundial em 2014 (3,1% das exportações mundiais e 3,6% das importações), segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC).


A economia francesa é muito aberta ao investimento estrangeiro. O peso do capital estrangeiro é muito marcante no setor da indústria, representando 1/4 do emprego do setor, 29% do volume de negócios, 37% das exportações da indústria transformadora e 29% do investimento da indústria francesa.


As empresas estrangeiras instaladas em França, mencionam como critérios de atratividade da França, as infraestruturas de comunicação/transporte/logística, o tecido industrial, a formação/ qualificação da mão-de-obra, a dimensão do mercado interno e a inovação e I&D. Para além destas, é também apreciada a estabilidade da legislação assim como da economia, e o ambiente de negócios em geral. Como critérios menos atrativos destacam-se os aspetos ligados à fiscalidade das empresas, produtividade, assim como custo do trabalho.


França é visto como um mercado incontornável para as empresas portuguesas exportadoras, por constituir oportunidades para diferentes setores da produção nacional.


Informação País