EUA

Os Estados Unidos da América (EUA) são o terceiro maior país maior do mundo e o quarto mais populoso a nível mundial com cerca de 321, 3 milhões de habitantes (estimativa 2015).


A atratividade do mercado resulta sobretudo da sua dimensão, do ambiente empresarial favorável, do elevado número de oportunidades e da presença de praticamente todas as grandes empresas multinacionais.


Os Estados Unidos da América são os maiores investidores em mercados externos e o terceiro destino de investimento direto estrangeiro (IDE).


A Europa foi a principal região de destino do investimento direto norte-americano, representando 55,9% do total em 2013.


Os EUA são também uma das economias mais abertas do mundo, sendo o maior importador a nível mundial. Portugal representa cerca de 0,14% das importações norte-americanas.


Apesar dos EUA ser um país com uma economia de mercado aberta, existem ainda importantes restrições que afetam o comércio de mercadorias, nomeadamente a imposição de taxas de direitos alfandegários elevadas (aplicadas a algumas mercadorias/setores), normas e disposições legislativas complexas, standards e procedimentos técnicos, quotas restritivas e acordos preferenciais.


Os setores que representam as principais oportunidades para as empresas portuguesas são fundamentalmente os que se relacionam com os produtos industriais, bens de consumo, bens de equipamento e produtos agrícolas, pois são sobretudo nestes que se inserem a principal procura americana.

Informação País