Notícias - ANIET REUNE EUROPA

14/04/23

ANIET REUNE EUROPA

  • UEPG COMMITTEE MEETINGS                                                                                16 - 17 Março 2023, Lisboa, Portugal
    UEPG COMMITTEE MEETINGS 16 - 17 Março 2023, Lisboa, Portugal

Na qualidade de país anfitrião, a ANIET, recebeu em Lisboa, nos dias 16 e 17 de março, as Reuniões dos Comités da UEPG - Aggregates Europe, associação Europeia da qual a ANIET integra a Direcção.

Estes comités, reúnem duas vezes por ano e tratam de temas vitais para o desenvolvimento do setor e para o desenvolvimento sustentável de toda a sociedade.

 

A receção dos participantes, decorreu na sede da Ordem dos Engenheiros, no dia 15/03, pelo Vice-Presidente da ANIET, Eng.º Joaquim Cascalheira, pelo Vice-Presidente Nacional da OE, Eng.º Jorge Liça, do Presidente do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas, Eng.º Joaquim Góis e do Presidente da UEPG, Antonis Latouros.

Nos dois dias de evento e de intenso trabalho, estiveram  presentes 16 países europeus, membros associados da UEPG, tendo sido debatidos temas de interesses para a indústria, a nível nacional e europeu em políticas económicas,  ambientais, técnicas (normalização), de saúde e segurança.

Assuntos como a sílica cristalina respirável, estratégias de adaptação às alterações climáticas, diretiva emissões industriais, regulamento produtos de construção, economia circular, qualidade do ar, resíduos, biodiversidade, entre outros, são temas nacionais e europeus, analisados e trabalhados minuciosamente por esta associação. Esta reunião decorreu também no âmbito da apresentação pela Comissão Europeia do European Raw Materials Act.

No dia 16/03, a Comissão propõe um conjunto abrangente de medidas para garantir o acesso da UE a um aprovisionamento seguro, diversificado e  sustentável de matérias-primas críticas.

O comité técnico, contou com a presença de Isabel Fernandes, professora da Universidade de Lisboa, membro e em representação da CT 154 – Comissão Técnica de Normalização de Agregados portuguesa. 

A UEPG coordena a rede europeia e identifica, proactivamente, as iniciativas e as políticas da União Europeia com impacto sobre os produtores europeus de agregados, mantendo os membros atualizados sobre os desenvolvimentos políticos relevantes e garantindo que as posições da UEPG sejam consideradas pelos tomadores de decisão da UE, com impacto direto e positivo para os vários países membros, motivo pelo qual a ANIET considera vital a sua participação nas  Associações Europeias.

Pode consultar aqui os membros desta associação europeia: https://uepg.eu/members.html

O Evento contou com PATROCÍNIO das empresas associadas: