Notícias - Conclusões das XIV Jornadas Técnicas da ANIET

21/12/18

Conclusões das XIV Jornadas Técnicas da ANIET

Conclusões das XIV Jornadas Técnicas da ANIET - Associação Nacional da Indústria Extractiva e Transformadora

No dia 21 de Novembro de 2018 realizou-se, no Centro de Congressos da Aveiro, as XIV Jornadas Técnicas da Associação Nacional da Indústria Extractiva e Transformadora (ANIET), organizadas por esta Associação e que contaram com a participação de, aproximadamente 3 centenas de inscritos. Desta forma as Jornadas Técnicas da ANIET constituem-se como um dos maiores eventos do Sector da Industria Extractiva.

Das intervenções e da discussão entre os participantes releva:

- A indústria extractiva é imprescindível no desenvolvimento da sociedade actual. O homem moderno depende, cada vez mais, da exploração de matérias-primas minerais. A importância da indústria extractiva na economia nacional, manifesta-se, em particular, nos sectores da exportação contribuindo decisivamente para a riqueza de Portugal.

 

- A importância da realização das Jornadas Técnicas da ANIET que, na persecução dos seus objectivos já impôs esta iniciativa como espaço privilegiado na troca de informação entre os diferentes atores deste sector industrial. A ANIET afirma-se como um parceiro privilegiado na área das minas, Rochas Industriais e Rochas Ornamentais.

 

- Foi dada particular enfâse ao futuro deste sector industrial, tendo-se perspectivado a necessidade de aumentar a competitividade do tecido empresarial nos mercados externos, destino de cerca de 70% da produção nacional.

 

- Foram assinaladas as diferentes actividades realizadas pela ANIET ao longo destes dois últimos anos, salientando-se o papel que esta associação tem tido como interlocutor privilegiado entre as empresas do sector e o demais organismos e instituições governamentais. Releva desta interacção a sua intervenção sobre todo o articulado legislativo em revisão.

Finalmente e ainda no âmbito da intervenção da Directora Geral da ANIET, foi lançado um desafio à participação das empresas nacionais nas diferentes feiras internacionais, por forma a poder-se dinamizar o seu mercado das exportações. Realçaram-se a oportunidades de apoio à expansão e internacionalização das empresas que actuam no sector. Sendo a ANIET o parceiro privilegiado para canalizar, junto dos seus associados, esses apoios.

 

- Portugal possui um potencial mineral diversificado, naturalmente associada à Geologia do seu território, cuja expressão quantitativa aponta para a possibilidade realista do sector aspirar a duplicar o contributo do PIB, objectivo que, contudo, necessita de ser apoiado por políticas sectoriais de discriminação positiva tais como a política fiscal, o acesso a capital de risco ou mesmo investimentos em projectos de investigação e desenvolvimento cientifico e tecnológico.

 

- Num outro momento destas jornadas, assistimos a uma excelente apresentação sobre Politica Energética Nacional e as suas implicações para a Competitividade Empresarial do sector da Industria Extractiva. Salienta-se que os custos energéticos representam, aproximadamente, 45% dos custos totais e que este facto, a manterem-se as actuais políticas energéticas pode constituir um obstáculo à internacionalização e competitividade do sector.

 

 - Numa sessão particularmente interactiva houve a oportunidade de assistir a um simulacro de acidente e à demonstração dos procedimentos devidos nestes casos. Esta simulação, a cargo do Grupo de Intervenção da Somincor, deixou-nos conscientes do grau de excelente que este grupo de intervenção já evidencia.

 

- Foram assinalados os grandes desafíos mundiais para o sector dos agregados e que decorreram do Forum GAIN 2018.

Apresentadas as grandes conclusões que decorreram do encontro dos parceiros que integram a Rede de Informação Global sobre Agregados, salientam-se que os membros desta rede representam mais de 60% da produção mundial de agregados, estimada em mais de 40 bilhões de toneladas. Foram assinalados os dados sobre as produções e os consumos de agregados a nível mundial, as perspectivas da evolução mundial dos mercados destas matérias-primas e os desafios que no futuro se colocam a este importante sector da economia mundial. Foram claramente identificados os problemas e a necessidade de planificar o acesso a estes recursos mineiros, combatendo não só a actividade ilegal mas também os impactos ambientais que práticas desreguladas impõe ao sector da indústria extractiva.

 

- Reflectiu-se sobre a sustentabilidade na vertente da preservação dos recursos, identificando as diferentes dimensões dessa sustentabilidade na Fileira Mineral.  Salientou-se a importância do trinómio CONHECER – PRESERVAR e VALORIZAR os recursos minerais.

 

- Uso criativo da pedra natural

Foram assinaladas, de forma particularmente apaixonada, não só os impactos sociais que o uso criativo da pedra natural pode ter na sociedade, mas também a imensidão de uso onde o limite é a imaginação. A pedra natural pode constituir-se como material, por excelência, para moldar a criatividade e libertar os sentidos, teremos todos, por obrigação, sensibilizar os artistas e os criativos para as potencialidades artísticas do uso da rocha natural.

 

- Recursos Geológicos Marinhos

Foi salientada, face ao aumento do consumo de matérias-primas, a necessidade de recorrer a médio prazo aos recursos minerais marinhos. Impõe-se uma política nacional de investigação que nos permita conhecer melhor o que temos, quanto temos e onde temos.

 

- Benefícios da Normalização no reporte de resultados de Prospecção e Pesquisa de Recursos Geológicos

Foi realçado a necessidades de se impor, a bem da transparência, da materialidade, da competência e da imparcialidade, normas e regras na elaboração de relatórios com os resultados de prospecção e pesquisa de recursos geológicos.

 

- Economia circular no sector da pedra

Apresentadas as vantagens de olhar para a Industria Extractiva na perspectiva da Economia Circular e de como este novo paradigma é acarinhado pelas politicas da Comunidade Económica Europeia. Foram igualmente ilustrados alguns casos práticos de aproveitamento de resíduos (justamente classificados agora como sub-produtos) e que podem constituir novas oportunidades de negócio para as empresas do sector.

 

- Funcionamento de uma brigada de resgaste mineiro

Finalmente e no contexto da Segurança e Saúde dos trabalhos em minas, foram apresentadas as actividades desenvolvidas pelo Grupo de Intervenção da Mina da Somincor. Foram assinalas as capacidades de resposta e os diferentes equipamentos existentes para fazer às diferentes situações de emergência que possam ocorrer. Foi referida a importância dada à actualizada e formação contínua dos membros que constituem a brigada.

 

Aveiro, 21 de Novembro de 2018