Notícias - Mesa Redonda - Matérias Primas

11/04/16

Mesa Redonda - Matérias Primas

A convite da EUROMINES e do Comité Económico e Social da União Europeia, a ANIET esteve representada pela Vice-Presidente, Dra. Fátima Nunes e pela Directora Geral, Eng.ª Francelina Pinto, na "Round-table on Strategic Implementation Plan of the European Innovation Partnership on Raw Materials”, que se realizou no dia 11 de Abril, no LNEG, em Lisboa.
Os temas debatidos foram "O contributo da industria extractiva para o desenvolvimento económico do país” e "O que deve ser feito sob o ponto de vista nacional e europeu com vista a promover a reindustrialização em Portugal e na Europa”.

Neste debate a ANIET teve a oportunidade de destacar a importância de Portugal como um dos países da Europa com riqueza e grande diversidade de recursos minerais com interesse económico que, aliadas a um forte compromisso das empresas com a responsabilidade ambiental e social, lhe conferem um elevado potencial para efeitos de exploração de tais recursos.

Além das matérias primas de qualidade, a indústria conta com tecnologia avançada, conhecimento, formação contínua, rigoroso cumprimento de prazos entre outros aspectos positivos que a caracterizam.
 
Nos últimos anos tem se verificado ainda um reconhecimento, por parte do governo, da importância estratégica deste Sector.

Contudo, a ANIET defendeu que, a reindustrialização enfrenta grandes dificuldades em Portugal e na europa, provocadas, em grande parte, pela política energética (energia eléctrica e combustíveis).

Além desta fragilidade, focou ainda como entraves à reindustrialização:
  • a actual carga fiscal que asfixia as empresas e o crescimento económico;
  • os processos de licenciamento, complexos e excessivamente burocráticos;
  • a morosidade na negociação e assinatura de novos contratos de prospecção e pesquisa de massas minerais
  • as dificuldades no acesso ao crédito por parte das PME’s (cauções e linhas de credito)
  • a promoção da competitividade dos portos portugueses, entre outros.
A indústria extrativa tem, efetivamente, uma relevância notável no panorama económico nacional, traduzida no seu contributo para o Produto Interno Bruto, no número de pessoas que emprega ao longo de todo o território nacional e no dinamismo exportador revelado ao longo dos últimos anos. Poderá, assim, ser um dos pilares da reindustrialização e do desenvolvimento económico de Portugal nos próximos anos, contribuindo não só para o crescimento económico, mas também para a redução do défice externo português e para a criação de emprego.