Notícias - PREMIOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SETOR

17/10/22

PREMIOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SETOR

A UEPG, Associação Europeia de Agregados, promove uma vez mais os Prémios de Desenvolvimento Sustentável do Setor.

A Indústria Europeia de Agregados, da qual a ANIET faz parte, apoia os princípios do desenvolvimento sustentável e está empenhada em atuar com cuidado e  preocupação com o ambiente, com os seus vizinhos e com a sociedade como um todo. Esta iniciativa ilustra o compromisso ao promover a disseminação das melhores práticas e ao incentivar projetos que vão muito além do que é exigido, estabelecem novos padrões de excelência e fornecem um exemplo inspirador a seguir. O evento trianual decorrerá a 30 de novembro de 2022, em Bruxelas, onde serão atribuídos vários prémios com o intuito de destacar as melhores práticas sustentáveis da indústria dos agregados. Nesta edição houve um recorde sem precedentes de inscrições aos prémios de desenvolvimentos sustentável.

Concorreram 67 projetos sobre o desenvolvimento sustentável da indústria de agregados de 15 países europeus, incluindo Portugal.

A UEPG espera manter o sucesso deste evento que em edições anteriores contou com a presença de deputados do parlamento europeu, representantes da comissão europeia e conselho europeu bem como diversos parceiros. Os prémios são atribuídos por um júri de alto nível de renome internacional e nas últimas edições foram atribuídos tanto a PMEs como a grandes empresas. É ainda atribuído reconhecimento europeu através de certificados de excelência a todas as candidaturas.

Nesta edição, Portugal concorre, através da ANIET a estes prémios com a submissão dos projetos "Pedreira de Gouvães: Uma  pedreira e fábrica de agregados destinada a fornecer uma infraestrutura de energia verde: Inovações de Produtos e Processos”, e "Pedreira de Gouvães: Uma pedreira e fábrica de agregados destinada a fornecer uma infraestrutura de energia verde: Iniciativas Ambientais”.

A Pedreira de Gouvães foi desenvolvida para produzir agregados britados de alta qualidade, para uso exclusivo no fabrico de betão para o complexo hidroelétrico do Tâmega. A Domingos da Silva Teixeira, S.A. (DST), associada da ANIET, foi selecionada para conceber, construir, explorar e recuperar a Pedreira de Gouvães, um projeto greenfield muito exigente que está a ser  realizado desde 2016.

Assim, em menos de 10 anos, este projeto irá experienciar todas as etapas da vida de uma Pedreira. Uma conquista por si só, mas nesse processo, a DST, conseguiu ainda implementar os seus elevados padrões de inovação e qualidade, cumprindo as normas mais exigentes em termos de qualidade, segurança e ambiente.

A Pedreira de Gouvães foi e continua a ser um desafio extraordinário, incitando à melhoria continua, e à procura de novas soluções e inovações.