Notícias - REUNIÃO COM O SENHOR SECRETÁRIO ESTADO DA INTERNACIONALIZAÇÃO

25/05/20

REUNIÃO COM O SENHOR SECRETÁRIO ESTADO DA INTERNACIONALIZAÇÃO

Com o tema, desafios e oportunidades no pós-covid, em especial na vertente internacionalização e angariação de investimento, a ANIET,reuniu, no dia 25 de Maio com o Senhor Secretário de Estado da Internacionalização, Dr. Eurico Brilhante Dias, com representantes da AICEP e da Assimagra.

Nesta reunião foi abordado o impacto do COVID no nosso Sector e foram transmitidas as principais dificuldades com que se deparam as empresas, nomeadamente, dificuldade de acesso ao crédito, custos de contexto, dúvidas quanto às medidas anunciadas pelo governo, reorganização e recalendarização de projectos e feiras, mas sobretudo a maior preocupação da ANIET, que diz respeito à nova regulamentação em curso para Pedreiras e Minas, no actual contexto, que não é de todo oportuno.

Caso se confirme uma nova legislação com maior carga administrativa e mais custos financeiros nesta fase, em que as empresas lutam diariamente para retomar a actividade e se focalizarem na retoma de clientes e mercados, só irá criar dificuldades e instabilidade às empresas do Sector.

A prioridade actual deverá ser reabilitar o Sector e não o sobrecarregar com novos processos de licenciamento e mais custos de contexto.