Notícias - STONE EXPORT +

15/05/19

STONE EXPORT +

O setor da industria extrativa português era constituído, em 2017 e de acordo com os mais recentes dados recolhidos no INE, por cerca de 4900 empresas, considerando os CAE: Indústrias extrativas e da Fabricação de outros produtos minerais não metálicos. 
Em termos de Volume de negócios e tendo em consideração a mesma classificação de atividade económica nacional o volume de negócios, ascendeu a 5 297 M€. Este valor terá de ser refinado, mas deve-se realçar que o Volume de negócios do CAE Indústrias extrativas ascendeu a 1 059 M €.
Em termos de Emprego (dados do INE) o setor representava, apenas considerando a atividade económica das Industrias Extrativas, no mesmo período, cerca de 14000 postos de trabalho, maioritariamente masculino.
Em termos de exportações o setor também apresenta um elevado contributo para o nosso país. Ainda que de uma forma muito superficial podemos identificar que Portugal exportou, no período de análise, 261,166 M€ (dados COM trade) de produtos minerais e 513,790 M€ (dados INE) de Obras de Pedra ou de matérias semelhantes, para cerca de 100 países (dados Trade Map).
A ANIET orgulha-se destes números. Os resultados obtidos até ao momento são francamente positivos, mas tem consciência que é necessário fazer mais e,se possível, melhor, para manter este contributo num mercado em que a concorrência é cada vez maior. 
Assim desenhou o projeto STONE EXPORT+, um conjunto de medidas e acções, que visam a promoção Internacional do Setor da Pedra Portuguesa. O objetivo é reforçar a presença nos mercados internacionais, implementando uma campanha de comunicação que promova os valores e competências do Setor, agregado a um evento Internacional em solo Português.
O grande objetivo estratégico do STONE EXPORT+ é apoiar a inserção, a completa e sustentada, no mercado internacional das empresas portuguesas do sector da Pedra Natural. 
STONE EXPORT+ abrange um conjunto alargado de empresas com competências e valências complementares neste domínio, suportado no desenvolvimento de ações coletivas de forma a moldar a Associação e o reconhecimento internacional da imagem de Portugal à qualidade e à preocupação com a sustentabilidade. 
O segundo objetivo é o da disponibilização às PME de meios que potenciem uma melhor inteligência económica, para reforço da competitividade nos mercados internacionais.

O projeto vai ser composto por duas grandes atividades:
Criação de suportes de promoção e comunicação.
· Promoção e Comunicação Internacional em mercados de grande relevo, como EUA, Canadá, Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia.

Estas atividades visam conjugar o esforço individual das empresas associadas da ANIET e que já participam noutras iniciativas de promoção das exportações, com um esforço coletivo de promoção da notoriedade do setor nacional.
A ANIET vai continuar a dar conta de todos os desenvolvimentos e resultados desta iniciativa, que por ser coletiva necessita dos contributos de todas as empresas do setor.