Notícias - AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA (AIE) ALERTA QUE SERÃO NECESSÁRIAS CENTENAS DE NOVAS MINAS ATÉ 2030

07/08/22

AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA (AIE) ALERTA QUE SERÃO NECESSÁRIAS CENTENAS DE NOVAS MINAS ATÉ 2030

A procura por baterias de veículos elétricos tem vindo a aumentar e por isso as  cadeias globais de fornecimento precisam  expandir dez vezes até 2030, conforme revela o relatório da AIE. Nesse sentido, é necessário construir mais 50 minas de lítio, 60 de níquel e 17 de cobalto para cumprir as metas globais da  neutralidade carbónica. 

Estima-se que os atuais 340 GWh passarão para mais de 3500 GWh. O fornecimento de minerais projetado até ao final de 2020 está em concordância com o "cenário de políticas declaradas” do modelo energético mundial da AIE, contudo, o fornecimento de minerais como o lítio, terá de aumentar até um terço até 2030, para satisfazer a procura de baterias para veículos elétricos, referenciadas no "cenário de promessas anunciadas” do mesmo modelo energético.

 Assim, a AIE sugere "tecnologias inovadoras de extração e processamento tais como a extração direta de lítio, a lixiviação ácida a alta pressão e o reprocessamento a partir de resíduos minerais”, uma que vez "para além de oferecer vantagens em termos de custos e de prazos, a extração direta de lítio tem vantagens em termos de sustentabilidade e alarga o leque de fornecimento de lítio economicamente extraível”.

Ler artigo na íntegra: Hundreds of new mines required to meet 2030 battery metals demand — IEA report - MINING.COM