Notícias - ASSEMBLEIA GERAL DA ANIET

03/07/20

ASSEMBLEIA GERAL DA ANIET

Realizou-se no dia 30 de Junho, a primeira Assembleia Geral da ANIET, com recurso à via digital Zoom, dadas as implicações que a pandemia COVID teve nas organizações.


A Assembleia foi presidida pelo Sr. Eng.º António Corrêa de Sá, e o Presidente da Direcção, Sr. Eng.º Jorge Mira Amaral fez um breve balanço das actividades e contas, tendo salientado os trabalhos e resultados das reuniões com vários membros do governo destacando as audiências com:

- O Sr, Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr. Vieira da Silva, a quem a ANIET apresentou as suas preocupações relacionadas com a nova lei das reformas antecipadas para os trabalhadores das pedreiras e das lavarias (minas) e as suas graves implicações para as empresas do sector;

- O Sr. Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Eng.º João Pedro Matos Fernandes, a quem a ANIET colocou todas as questões relativas à nova lei de pedreiras, tendo tomado nota dessas preocupações e prometido uma última reunião com a ANIET antes da redação final da nova lei. pois a ANIET entende que é muito importante o conhecimento do terreno que só a associação possui para essa informação ficar espelhada no documento legislativo final. 

- Já em 2020, depois de muita insistência, a ANIET reuniu com o Sr. Secretário de Estado da Energia, Dr. João Galamba, para debater a nova lei das minas e com o Sr. Secretário de Estado da Internacionalização, Dr. Eurico Brilhante Dias, a quem transmitiu as principais dificuldades com que se deparam as empresas, em especial as exportadoras, e as fragilidades do sector que representa quando comparado com países concorrentes em matérias como custos elevados de energia e combustíveis.

De seguida a Directora Geral, Eng.ª Francelina Pinto, apresentou as principais actividades da ANIET ao longo de 2019. Nesta assembleia onde foi aprovado o Relatório e Contas de 2019 e o Orçamento para 2020, o Presidente da Mesa da Assembleia, Sr. Eng.º António Corrêa de Sá, enalteceu a Direcção pela quantidade e qualidade do trabalho desenvolvido pela equipa da ANIET durante o ano, assim como pelos resultados financeiros obtidos, motivo pelo qual a assembleia propôs e aprovou, um voto de louvor à Direcção pelo trabalho, empenho e dedicação aos seus associados.


Com a nova pandemia, que afectou todo o mundo, a ANIET continua a trabalhar diariamente para manter o apoio aos seus associados neste momento tão difícil para as empresas do sector.