Notícias - CIMPOR VAI REDUZIR EM 37% AS EMISSÕES DE CO2 ATÉ 2030

18/01/21

CIMPOR VAI REDUZIR EM 37% AS EMISSÕES DE CO2 ATÉ 2030

As alterações climáticas e a degradação do ambiente constituem provavelmente a maior ameaça mundial da atualidade. Para inverter a situação atual são necessárias medidas muito ambiciosas. Tem que haver um compromisso das gerações atuais em deixarem, para as gerações vindouras, para os nossos filhos e netos, um planeta sustentável. Temos, todos, de ter consciência que não existe, de facto, planeta B.



A Comissão Europeia entendeu que, para dar uma resposta aos desafios que enfrentamos, precisamos de uma nova estratégia de crescimento que transforme a União Europeia numa economia moderna, competitiva e eficiente do ponto de vista da utilização dos recursos e da neutralidade carbónica. Com esse desígnio divulgou, em dezembro de 2019, o documento Pacto Ecológico (Green Deal), onde é definida a estratégia cujo objetivo é alcançar a neutralidade carbónica em 2050.
 



A CIMPOR, consciente dos impactos ambientais da sua atividade, tem feito avultados investimentos para os minimizar ou até mesmo eliminar. Entendemos que a indústria cimenteira em geral, e a CIMPOR em particular, fazem parte da solução no que diz respeito às alterações climáticas.

 

Com esse desígnio em mente a CIMPOR definiu como objetivo a redução em 37% das emissões diretas de CO2 até 2030(*). A medida, integrada na estratégia ambiental de longo prazo da empresa, enquadra-se no plano de transição para uma economia neutra em carbono, que deverá ocorrer até meados deste século.



A CIMPOR, honrando o seu passado de forte compromisso para com a sustentabilidade da sua atividade, assume por via deste testemunho e perante a sociedade, o compromisso de continuar a contribuir decisivamente para a descarbonização da nossa economia e, dessa forma e na parte que lhe diz respeito, para a sustentabilidade do planeta.