Notícias - DIA EUROPEU RECURSOS MINERAIS (DERM)

10/07/19

DIA EUROPEU RECURSOS MINERAIS (DERM)

A ANIET irá, mais uma vez, coordenar a nível Nacional do Dia Europeu dos Recursos Minerais (DERM). Assim, convida todos os seus associados a participar neste importante evento de promoção do Sector.

 


O que é o Dia Europeu dos Recursos Minerais? 
O DERM é um evento voluntário que se comemora por toda a Europa, com várias actividades promovidas em minas e pedreiras, com o principal objectivo de aumentar a visibilidade do Sector dando a conhecer a importância da indústria extractiva ao público em geral.  

Objectivos: 

- Consciencializar a população para a importância do sector mineral na vida quotidiana;
- Divulgar a importância do sector na economia do país e da UE;
- Demonstrar as boas práticas do sector relativamente à utilização eficiente dos recursos, à protecção do ambiente, à biodiversidade, e o seu papel na inovação.
Tendo por base este tema, pretende-se que as empresas demonstrem a importância dos recursos minerais para o crescimento sustentável, nomeadamente: Na relevância dos recursos minerais para todas as indústrias e em todos os aspectos do nosso quotidiano; 
No desenvolvimento da economia local, como oportunidade de geração de riqueza, criação de emprego e oportunidades de criação de carreira;
Na eficiência na utilização dos recursos minerais, desde a sua extracção até à sua recuperação;
No seu contributo para o desenvolvimento de tecnologias modernas e amigas do ambiente e de produtos derivados;
4.   Nas boas práticas ambientais e conservação da biodiversidade.
 

Tipos de Actividades: 

Durante o DERM as pedreiras, em toda a Europa, abrem as suas portas a escolas e ao público em geral como oportunidade para dar a conhecer a extracção dos recursos minerais e a sua importância.
São actividades típicas deste Dia: Vistas guiadas a pedreiras, minas e fábricas de transformação, visitas geológicas, workshops, conferências, escultura, plantação de árvores, apresentação de projectos de protecção da natureza, etc. 

Organização: das próprias empresas com o apoio da ANIET.
Datas: De 20 a 22 Setembro de 2019
Tema para 2019: O SECTOR MINERAL: Contribuição para o Desenvolvimento Local  
Nota: Mais informações estão disponíveis em:  www.mineralsday.eu 


 Para Inscrições contactar a ANIET até ao próximo dia  6 de Setembro!