Notícias - MARMOMAC 2022

03/10/22

MARMOMAC 2022

A 56ª exposição internacional de Pedra Natural, MARMOMAC, decorreu de 27 a 30 de setembro, com uma nova configuração semanal, tendo registado este ano uma extraordinária edição, com a participação de 47 mil visitantes profissionais, ou seja, mais 49% do que o registado em 2021. A participação internacional de 132 países correspondeu por 63% das visitas, registando um aumento de 97% em valor absoluto em relação à edição anterior. Com os resultados desta edição, a Feira voltou aos números pré-pandemia. O setor da Pedra Natural voltou à Marmomac com uma  participação impressionante: 1.207 empresas expositoras divididas pelos 10 salões de exposição e nas quatro áreas exteriores, das quais, 60,5% internacionais de 47 países. Estiveram em exposição mais de 1.200 variedades de material de pedra, abrangendo blocos, lajes e pedra trabalhada. As mais recentes tecnologias inovadoras para extração, corte, processamento e transporte de material foram também expostas num total de 700 máquinas, sistemas e equipamentos, e ainda mais de 800 outros produtos, entre ferramentas, abrasivos e produtos químicos.
Os números divulgados acerca da participação internacional são ainda mais impressionantes quando se tem em conta a presença reduzida da China, Rússia e Ucrânia na sequência de conhecidas questões de saúde e geopolíticas. Também contribuíram para o calibre internacional desta edição os investimentos feitos para promover a entrada de delegações internacionais dos principais compradores, em colaboração com a ICE Trade Agency, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Confindustria Marmomacchine.
O "The Plus Theater" concentrou as atenções dos visitantes para a cultura do produto, experimentação, design e atualização profissional, garantindo um significativo valor acrescentado ao evento. Este espaço acolheu exposições, conferências e oficinas de modo a informar os visitantes sobre o incrível potencial funcional e estético da pedra natural. Alcance internacional, negócios, inovação e sustentabilidade: um  recomeço entusiasmado para a cadeia de valor da pedra  natural da Marmomac.

Portugal esteve representado nesta exposição por 65 empresas destacando-se como sendo a 4ª maior participação.

A participação nacional organizada pela Associação Empresarial de Portugal, em parceria com a ANIET-Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora, no âmbito do Projeto BOW, foi representada por 17 empresas expositoras nesta que é uma plataforma dedicada a toda a cadeia produtiva da pedra, da pedreira ao produto processado, das tecnologias e máquinas às ferramentas e um local  privilegiado de inovação e formação.

Comitiva nacional organizada pela AEP/ANIET                    

CONSTRUÇÕES PARDAIS - IRMÃOS MONTEIROS, LDA

D2 TECHNOLOGY-MÁQUINAS E EQUIP INDUSTRIAIS, LDA

FRAZÃO - ROCHAS, SA

GNT - GRANITOS DO NORTE, LDA

GRA 2003-GRANITOS E MARMORES, LDA

GRANIFINAS - EXPLORAÇÃO DE PEDREIRAS, LDA

GRANISEL REAL - SOCIEDADE DE COMERCIALIZAÇÃO DE PEDRAS, LDA

GRANITOS IRMÃOS PEIXOTO, LDA

HÉLIO & MONTEIRO, LDA

HORUSTONE, LDA

MARMOGUIA - MARMORES E CANTARIAS, LDA

MÁRMORES FERRAR, LDA

MOCAMAR – MÁRMORES DE ALCANEDE, LDA

OLIVEIRA RODRIGUES – GRANITOS DE PEDRAS SALGADAS, LDA

SPECIAL PROBABLY, LDA

TELMO DUARTE – COMÉRCIO DE PEDRAS NATURAIS, SA

TRANSGRANITOS - MÁRMORES E GRANITOS ALTO TÂMEGA, LDA.



No âmbito do projeto "Portuguese Stone The Natural Path”, enquadrado num SIAC (Sistema de Incentivo a Ações Coletivas) de Internacionalização, financiado pelo Compete2020, a ANIET marcou presença na MARMOMAC com um stand próprio no Hall 11 (stand A3), onde deu a conhecer o potencial da pedra portuguesa a arquitetos,designers e prescritores internacionais nesta que é a maior feira mundial do Sector, sendo portanto, uma oportunidade única para divulgar o que melhor Portugal tem para oferecer. 

 A Marmomac estará de volta no próximo ano de 2023, entre os dias 26 a 29 de setembro.