Notícias - SEMINÁRIO INTERNACIONAL “ARMAS E EXPLOSIVOS DIMENSÃO TRANSVERSAL

14/05/21

SEMINÁRIO INTERNACIONAL “ARMAS E EXPLOSIVOS DIMENSÃO TRANSVERSAL

Decorreu no dia 14 de Abril, o Seminário Internacional "Armas e Explosivos - Dimensão Transversal" que decorreu em formato virtual.

No evento foi abordado o combate ao tráfico ilícito de armas de fogo, uma das prioridades defendidas a nível europeu, por diversas instituições, que de uma forma coordenada tem efetuado esforços para aumentar o controlo sobre as armas e aumentar a segurança dos cidadãos europeus.

Por outro lado e não menos importante, a temática dos explosivos e da pirotecnia, atravessa um momento importante, acrescido que a situação pandémica veio trazer novos desafios, não só aos operadores económicos, mas também às Administrações que controlam e supervisionam as atividades desde o fabrico até ao emprego, implementando mecanismos para que estes produtos não entrem no circuito ilegal e sirvam para o cometimento de crimes.

Assim, a aplicação dos Planos de Recuperação e Resiliência a estes setores, como igualmente a entrada recente em vigor do Regulamento (EU) de precursores de explosivos serão motivos para uma análise cuidada.