Notícias - A ANIET CONSEGUE APROVAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE GASÓLEO COLORIDO NA INDÚSTRIA EXTRATIVA

27/11/24

A ANIET CONSEGUE APROVAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE GASÓLEO COLORIDO NA INDÚSTRIA EXTRATIVA

Na sequência de reuniões com vários membros do governo, finalmente conseguimos para as empresas do nosso Setor a aprovação do tão desejado GASÓLEO COLORIDO NA INDÚSTRIA EXTRATIVA!
Não sendo a primeira vez que esta matéria foi a votação na especialidade do Orçamento do Estado, foi hoje aprovada, pelo atual governo, a utilização de gasóleo colorido pelas empresas que desenvolvam atividade no setor da indústria extrativa, "em todos os equipamentos não matriculados afetos à atividade".
Este benefício, que representa uma poupança muito significativa nos custos com combustíveis, foi sempre, pela ANIET, justificado pelo facto de em Portugal, os custos energéticos de produção (energia elétrica e combustíveis) serem considerados dos mais caros da Europa, com um peso de cerca de 40% dos custos diretos de produção, retirando-nos competitividade face a empresas europeias nossas concorrentes e por uma questão de justiça face a outros setores primários em Portugal.
A mesma proposta prevê, ainda, que o Fundo Ambiental abra um aviso destinado a "Investimentos em Eficiência Energética na Indústria Extrativa”.
É pois, com satisfação, pelo reconhecimento do empenho da ANIET nesta nobre causa, que estamos certos que a adoção desta medida em concreto, fomentará as exportações e contribuirá para o crescimento económico do país.
ANIET – Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora, fundada em 1975, é a Associação empresarial reconhecida desde 2009 com o Estatuto de Utilidade Pública, que representa as empresas que exerçam a atividade de extração (pedreiras) e/ou transformação, produção e comercialização de massas minerais e de depósitos minerais, bem como de equipamentos, produtos e serviços afins, direta ou indiretamente relacionadas com a atividade do setor.


"Sem Indústria Extrativa e Transformadora não há presente, nem haverá futuro”



ENTREVISTA AO PRESIDENTE DA ANIET Eng.º Jorge Mira Amaral
ANIETNEWS - SETEMBRO 2022

Quais são os maiores desafios neste novo mandato?

O objetivo principal é muito simples, servir as nossas empresas com muita dedicação, reforçando cada vez mais essa ligação, de modo a auscultar os seus problemas e com esse conhecimento, sensibilizar o governo do nosso país, para que este encontre soluções para as questões transmitidas pela Aniet.
O impressionante aumento de custos com a Eletricidade e Combustíveis são outra das grandes preocupações do sector.
No caso do Gasóleo, não se compreende como é que ainda não foi atribuído o Gasóleo Verde ao nosso sector, quando outras indústrias em Portugal já o utilizam, tal como a maior parte dos nossos concorrentes europeus, como por exemplo a vizinha Espanha.
Este é dos pontos mais importantes para a nossa indústria, pois na estrutura de custos de exploração representa cerca de 45%, sabendo-se que cerca de 70% do preço deste combustível são impostos e taxas. Seria muito fácil para o governo, abdicar de parte deste proveito, recebendo em troca valores muito superiores, devido ao aumento das exportações por maior competitividade das empresas do sector. Todos ganhavam.
Não é aceitável não termos as mesmas condições que as empresas europeias nossas concorrentes.