A nossa história

 ANIET, constituída em 1975, é uma associação patronal e de utilidade pública, representativa das Pedreiras de Rocha Industrial e Ornamental quer na sua vertente Extractiva quer Transformadora dos Minerais Industriais e a única Associação com representação e Convenção Colectiva de Trabalho para o sector Mineiro​.

Com a sua Sede no Porto e dispondo de uma Delegação em Lisboa, a ANIET procura prestar aos seus associados todo o tipo de apoio de que estes necessitam.

Por entender que se seria um passo importante na consolidação da Associação, em 2007, implementou um Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a NP EN ISO 9001, para o âmbito de Apoio aos Associados nos Domínios da Informação Geral, Esclarecimentos na Área Jurídica, Implementação e Manutenção da Marcação CE na Indústria Extractiva e Transformadora. É ainda acreditada para formação pela DGERT - Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, tendo vindo a realizar várias acções de formação especifica para o setor.

A ANIET - Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora, entidade detentora do Estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, é a atual designação desta associação patronal e que visa promover uma estreita cooperação entre os sócios em ordem à defesa dos seus legítimos interesses e ao desenvolvimento das atividades que exercem.

A ANIET tem âmbito nacional e abrange todas as empresas, singulares ou coletivas, que exerçam a atividade de extração (pedreiras) e ou transformação, produção e comercialização de massas minerais e de depósitos minerais, bem como de equipamentos, produtos e serviços afins, direta ou indiretamente relacionadas com a atividade do Setor.

Originalmente designada por AIPGN - Associação dos Industriais de Pedreiras de Granito do Norte, a sua estrutura associativa foi alvo de três alterações subsequentes à sua designação e ao seu âmbito, ampliando gradualmente a sua representação, quer em termos de nível de intervenção geográfica, quer de atividades, entre outras. Em 1992 passou a designar-se Associação dos Industriais da Pedra do Norte. Em 2005 e com o objetivo de alargar a sua representatividade passou a Associação de âmbito Nacional alterando a sua designação para ANIP - Associação Nacional dos Industriais da Pedra. Em constante evolução e visando uma representação mais abrangente do Setor, procedeu à fusão com a APIMINERAL – Associação Portuguesa da Indústria Mineral, tendo passado a representar também os depósitos minerais (Minas).

Objectivos e Missão

Missão
Apoiar os associados, representando-os e defendendo-os pelo importante papel que desempenham a nível económico e social.

Visão
 Reforçar o papel da ANIET como a referência do Sector.

Política da Qualidade
A ANIET- Associação Nacional da Indústria Extractiva e Transformadora, consciente da sua importância enquanto Associação representativa do Sector, encontra-se empenhada em manter uma persistente actuação junto do poder político e na defesa intransigente do Sector e dos seus associados.

Para o prestígio da Associação junto dos seus associados, e tendo por base a melhoria contínua, a ANIET entende ser de importância vital actuar dentro dos seguintes parâmetros:

- Identificar as necessidades dos associados;
- Adequar os serviços e os recursos externos ou internos, a essas mesmas necessidades;
- Motivar as equipas de trabalho, proporcionando-lhes um bom ambiente de trabalho e um espírito de equipa rumo ao sucesso.