A nossa história

 ANIET, constituída em 1975, é uma associação empresarial e de utilidade pública, representativa das Pedreiras de Rocha Industrial e Ornamental quer na sua vertente Extractiva quer Transformadora dos Minerais Industriais e a única Associação com representação e Convenção Colectiva de Trabalho para o sector Mineiro​.

Com a sua Sede no Porto e dispondo de uma Delegação em Lisboa, a ANIET procura prestar aos seus associados todo o tipo de apoio de que estes necessitam.

Por entender que seria um passo importante na consolidação da Associação, em 2007, implementou um Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a NP EN ISO 9001:2015, para o âmbito de Apoio aos Associados nos Domínios da Informação Geral, Esclarecimentos na Área Jurídica, Implementação e Manutenção da Marcação CE na Indústria Extractiva e Transformadora. É ainda acreditada para formação pela DGERT - Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, tendo vindo a realizar várias acções de formação especifica para o setor.

A ANIET - Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora, entidade detentora do Estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, é a atual designação desta associação patronal e que visa promover uma estreita cooperação entre os sócios em ordem à defesa dos seus legítimos interesses e ao desenvolvimento das atividades que exercem.

A ANIET tem âmbito nacional e abrange todas as empresas, singulares ou coletivas, que exerçam a atividade de extração (pedreiras) e ou transformação, produção e comercialização de massas minerais e de depósitos minerais, bem como de equipamentos, produtos e serviços afins, direta ou indiretamente relacionadas com a atividade do Setor.

Originalmente designada por AIPGN - Associação dos Industriais de Pedreiras de Granito do Norte, a sua estrutura associativa foi alvo de três alterações subsequentes à sua designação e ao seu âmbito, ampliando gradualmente a sua representação, quer em termos de nível de intervenção geográfica, quer de atividades, entre outras. Em 1992 passou a designar-se Associação dos Industriais da Pedra do Norte. Em 2005 e com o objetivo de alargar a sua representatividade passou a Associação de âmbito Nacional alterando a sua designação para ANIP - Associação Nacional dos Industriais da Pedra. Em constante evolução e visando uma representação mais abrangente do Setor, procedeu à fusão com a APIMINERAL – Associação Portuguesa da Indústria Mineral, tendo passado a representar também os depósitos minerais (Minas).

Objectivos e Missão

Missão
Apoiar os associados, representando-os e defendendo-os pelo importante papel que desempenham a nível económico e social.

Visão
Reforçar o papel da ANIET como a referência do Sector.

Política da Qualidade
A ANIET- Associação Nacional da Indústria Extractiva e Transformadora, consciente da sua importância enquanto Associação representativa do Sector, encontra-se empenhada em manter uma persistente actuação junto do poder político e na defesa intransigente do Sector e dos seus associados.

Para o prestígio da Associação junto dos seus associados, e tendo por base a melhoria contínua, a ANIET entende ser de importância vital actuar dentro dos seguintes parâmetros:

- Fortalecer a relação com os associados e demais partes interessadas pela satisfação das suas necessidades e expetativas;
- Adequar os serviços e os recursos externos ou internos, a essas mesmas necessidades;
- Orientar, motivar e desenvolver o potencial dos colaboradores, proporcionando-lhes um bom ambiente de trabalho;
- Estabelecer relações de parceria benéficas para os associados;
- Cumprir os requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis, bem como todos os requisitos normativos
  aplicáveis e melhorar continuamente o desempenho e a eficácia do sistema de gestão.