Projetos - Projeto SIAC Internacionalização

23/05/19

Projeto SIAC Internacionalização

Stone Export+

Projeto nº 037653
Apoio no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

Data de Aprovação: 24/10/2018
Data de Início: 15/11/2018
Data de Fim: 13/11/2020


Custo Total Elegível: 571.714,08€
Apoio Financeiro da União Europeia: 485.956,97€
Tipologia: SIAC Internacionalização


RESUMO: STONE EXPORT+, um projeto de promoção Internacional do Setor da Pedra Portuguesa. Através da presença em mercados internacionais, implementar uma campanha de comunicação que promova os valores e competências do Setor, agregado a um evento Internacional em solo nacional.

O PROJETO: STONE EXPORT+ visa apoiar a completa e sustentada inserção internacional das empresas portuguesas do sector da Pedra Natural, que abrange um conjunto alargado de empresas com competências e valências complementares neste domínio, pelo desenvolvimento de ações coletivas e bem estruturadas para a associação e reconhecimento internacional da imagem de Portugal à qualidade e sustentabilidade, por outro lado, na disponibilização às PME de bens e serviços coletivos que potenciem mais e melhor inteligência económica para a competitividade nos mercados internacionais.
A estratégia e metodologia para desenvolvimento do presente projeto foi desenvolvida e estruturada aplicando uma estratégia de atuação assente nos seguintes quatro grandes eixos:
1º - Potencialidades dos mercados Internacionais, capacitação para a internacionalização e partilha de conhecimento;
2º - Rede Internacional, processos colaborativos de internacionalização;
3º - Atividades de prospeção;
4º - Aumentar a notoriedade do setor nos mercados Internacionais, promoção internacional, comunicação e divulgação;

OBJETIVOS: Em cada um dos 4 eixos de atuação do projeto anteriores poderão ser desdobrados nos seguintes objetivos complementares:
1. Colaborar no esforço de reposicionamento do tecido empresarial.
2. Identificação de oportunidades e constrangimentos de acesso a novos mercados e aproveitamento de sinergias existentes quer nos mercados já consolidados quer na penetração em novos mercados para aumento da exportação das empresas portuguesas do setor.
3. Promover o potencial do setor nos mercados internacionais.
4. Desencadear ações de promoção que facilite o posterior acesso das empresas portuguesas (todas) aos mercados alvo das ações;
5. Desenvolvimento de processos colaborativos de internacionalização, através da partilha de conhecimento e capacitação sobre os mercados externos;
6. Apoiar as empresas exportadoras a manter e reforçar a sua posição em mercados onde já se encontrem estabelecidas, assim como em novos mercados.

ATIVIDADES: O projeto está estruturado em 2 grandes ações, suportadas cada uma nas seguintes atividades:

Ação 1 - Criação de suportes de promoção e comunicação
- Desenvolvimento de Estratégia Comercial
- Cátalogo Reputacional do Setor
- Ferramentas de Comunicação / Promoção / Venda

Ação 2 - Promoção e Comunicação Internacional
- Mercados e Redes Internacionais
- Ação de Promoção junto de Prescritores Internacionais
- Ações de Promoção Mercados Internacionais (EUA, Canadá, Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia)
- 2º Edição - Conferências Internacionais