Notícias - SÍNTESE ESTATÍSTCA DA HABITAÇÃO

01/01/24

SÍNTESE ESTATÍSTCA DA HABITAÇÃO

Nos primeiros dois meses de 2024, o consumo de cimento no mercado nacional perfez 646 milhares de toneleladas, o que traduzz um aumento homólogo de 13,4 %. 

Ao nível do licenciamento municipal, até ao final de fevereiro, regista-se uma diminuição de 0,9%, em termos homólogos, no total de licenças emitidas para obras de construção nova ou de reabilitação de edifícios residenciais. Relativamente, ao número de fogos licenciados em construções novas, observa-se um decréscimo de 12,4%, em termos homólogos, para um total de 4.811 alojamentos. 

No que concerne ao volume de novo crédito à habitação concedido pelas instituições financeiras, excluindo renegociações, regista-se um aumento homólogo de 26,1%, nos primeiros dois meses do ano, para um total de 2.321 milhões de euros. 

Em fevereiro, a taxa de juro implícita no crédito à habitação fixou-se em 4,64%, o que traduz um aumento de 2,11 pontos percentuais, face a fevereiro de 2023. 

Quanto ao valor mediano de avaliação de habitação para efeitos de crédito bancários, no mês de fevereiro, observou-se uma valorização de 5,5%, em termos homólogos, em face de variações de 2% nos apartamentos e de 6,1% nas moradias. 

No mês de março, no segmento da Reabilitação Urbana, observa-se um abrandamento da tendência de crescimento do índice Nível de Atividade, em termos homólogos.