Notícias - ESTRATÉGIA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL NO SETOR DA PEDRA NATURAL

14/04/21

ESTRATÉGIA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL NO SETOR DA PEDRA NATURAL

ESTRATÉGIA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL NO SETOR DA PEDRA NATURAL

Desde julho de 2020, a ANIET tem em curso o Projeto Pedra + Sustentável, uma iniciativa focada em apoiar as PME do Setor da Pedra Natural Portuguesa na resposta aos desafios emergentes, como a modernização da gestão, a transformação digital e tecnológica, a transição para a economia circular e a eficiência na gestão dos recursos naturais. 

A progressão na cadeia de valor e o desenvolvimento de modelos de negócio mais competitivos para o nosso setor, sobretudo nos mercados internacionais, só serão concretizáveis por via da aposta em fatores de inovação, através de uma abordagem holística de intervenção que passe por dinamizar áreas mais críticas das empresas.

Por isso, com foco na estratégia, na estrutura organizacional e nas infraestruturas tecnológicas do tecido empresarial, este projeto vai permitir oferecer um conjunto de soluções práticas de apoio aos processos de governance, ao nível da:

- Gestão e literacia financeira, para a profissionalização da liderança e criação de visão estratégica nas organizações;

- Digitalização da indústria, com vista à aceleração da adoção digital e da incorporação tecnológica no setor;

- Eficiência no uso dos recursos naturais, na transição para novos paradigmas de economia circular e sustentabilidade;

- Gestão mais eficiente dos processos de extração por via da desmaterialização e sistematização da informação relativa às operações.

Dentro das atividades incluídas neste plano a 2 anos, estão já em curso iniciativas como o Referencial de Controlo de Gestão para a Pedra Natural e o Diagnóstico da Pedra Natural no Paradigma 4.0. A grande novidade, que também já está em construção, é a Plataforma de Gestão dos Processos de Extração, uma solução tecnológica de utilização livre e sem custos para as empresas, e que em breve a ANIET dará a conhecer a todos.

O Projeto Pedra + Sustentável é uma iniciativa do Portugal 2020 através do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Qualificação, e conta com um Investimento elegível de 530 mil euros e um incentivo FEDER de 450 mil euros.

Acompanhe as novidades do projeto em: http://www.aniet.pt/pt/projetos/projeto-saac-qualificacao/