Alemanha
A Alemanha é a principal potência do continente europeu. Este país é demasiado grande e bem-sucedido para ser deixado à parte, é pois um mercado indispensável que deve ser aproveitado. A cidade de Frankfurt é o principal centro financeiro da Alemanha e da União Europeia, onde está localizado o Banco Central Europeu (BCE).
Esta potência tem um papel fundamental nas relações comerciais internacionais. Dotada de uma mão-de-obra qualificada, a Alemanha é uma das principais exportadoras de bens transacionáveis, nomeadamente maquinaria, veículos automóveis e produtos químicos. Em 2014 era responsável por 7,93% e 6,37% do valor das exportações e importações mundiais, respetivamente.
A União Europeia continua a ser o
principal parceiro comercial da Alemanha, embora tenha vindo a perder quota de
mercado nos últimos anos.
O mercado alemão exige algum
investimento em tempo e dinheiro e uma boa preparação. É muito dinâmico e
existem oportunidades para as nossas empresas em praticamente todos os setores
de atividade.
Em 2014 Portugal ocupava o 32º lugar no ranking de clientes, com uma quota de mercado de 0,63%, e o 30º lugar enquanto fornecedor, com uma quota de mercado de 0,57%.
Os produtos de elevado grau tecnológico e de maior valor acrescentado têm um forte peso nos principais produtos transacionados pela Alemanha em 2014.
A indústria tem uma contribuição de 30,2% para a formação do PIB em 2015, sendo a indústria transformadora e serviços conexos o principal enfoque da indústria alemã. Assim a Alemanha continuará a beneficiar de um excedente comercial, reflexo de uma indústria transformadora extremamente competitiva.
Tem-se verificado um interesse crescente dos agentes económicos portugueses por este mercado, designadamente o número de empresas portuguesas que têm vindo a exportar produtos para a Alemanha aumentou de 2641 para 2957, em 2014, tendo em consideração que, em 2009, o número era inferior a 2000 empresas, de acordo com os dados do INE.